terça-feira, 21 de outubro de 2008

11 de Outubro

Visitamos a Casa Amor Vida, em São Bernardo do Campo. Uma casa que acolhe crianças e adolescentes soro positivo por meio período. Fomos nos dias das crianças, fizemos em uma das salas uma espécie de discoteca para todos dançarem e depois apresentamos "Janelas".



Algumas fotos:






sexta-feira, 17 de outubro de 2008

FOTOS SARAU

Depois da apresentação
Cena Janelas







domingo, 12 de outubro de 2008

LIA DE ITAMARACÁ

Maria Madalena Correia do Nascimento nasceu no dia 12 de janeiro de 1944, na ilha de Itamaracá, Pernambuco.
Sempre morou na Ilha e começou a participar de rodas de ciranda desde os 12 anos de idade. Foi a única de 22 filhos a se dedicar à música. Segundo ela, trata-se de um dom de Deus e uma graça de Iemanjá.
Mulher simples, com 1,80m de altura, canta e compõe desde a infância e hoje é considerada a mais famosa cirandeira do Nordeste brasileiro.
Trabalha como merendeira numa escola pública da rede estadual de ensino e, nas horas vagas, dedica-se à musica e à ciranda, além de cantar e compor cocos de roda e maracatu.
A compositora Teca Calazans foi uma das primeiras pessoas interessadas na cultura popular nordestina a descobrir o seu talento e acabaram fazendo alguns trabalhos em parceria, como o resgate de músicas em domínio público e composições.
Maria Madalena começou a ficar conhecida como Lia de Itamaracá, nos anos 1960 e é a fonte de um refrão famoso, recolhido pela compositora Teca Calazans: Oh cirandeiro/cirandeiro oh/ a pedra do teu anel brilha mais do que o sol. A estes versos Teca incorporou uma toada informativa, que também teve grande sucesso: Esta ciranda quem me deu foi Lia/ que mora na ilha de Itamaracá.
Em 1977, Lia gravou seu primeiro disco, intitulado A rainha da ciranda, não recebendo, no entanto, nenhum pagamento pelo trabalho.
Mais de duas décadas depois foi redescoberta, quando o produtor musical Beto Hees a levou para participar do festival Abril Pro Rock, realizado no Recife e em Olinda, em 1998, onde fez grande sucesso e tornou-se conhecida em todo o Brasil. Antes ela só era famosa em Pernambuco e entre compositores e estudiosos da cultura popular nordestina.
Em 2000, saiu seu CD Eu Sou Lia, lançado pela Ciranda Records e reeditado pela Rob Digital, cujo repertorio incluía coco de raiz e loas de maracatu, além de cirandas acompanhadas por percussões e saxofone.
O CD acabou sendo distribuído na França por um selo de world music e a voz rascante de Lia chamou a atenção da imprensa internacional, que começou a batizar suas canções de trance music, numa tentativa de explicar o “transe” que o som causava no público.
Mesmo obtendo um sucesso tardio, fez turnês internacionais obtendo muitos elogios. O jornal The New York Times a chamou de “diva da música negra”.
No Brasil, Lia também conquistou mais espaço. Participou com uma faixa no CD Rádio Samba, do grupo Nação Zumbi, teve seu nome citado em versos dos compositores pernambucanos Lenine e Otto, e críticos de música a comparam a Clementina de Jesus.
As cirandas pernambucanas de Lia são cantadas por muitos. Referencial da cultura pernambucana, Lia de Itamaracá, hoje, é uma das lendas vivas do Estado e continua morando na ilha de Itamaracá.







JANELAS

Um espetáculo que retrata a vida de quatro mulheres, esposas de pescadores. Mulheres da terra, do mar, do sol, do trabalho. A presença feminina é muito forte e a relação humana intensa. Com muita música, mais especificamente cirandas da região nordeste, a maioria da compositora pernambucana Lia de Itamaracá. Muita regionalidade, textura, crença, e a sensibilidade e a poesia encontradas na rusticidade da vida dessas pessoas.

São quatro personagens
Amanda - Bruna Bertossi
Maria - Fabiana Louro
Arabela - Tatiane Vaz
Carolina - Samara Montalvão

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Apresentação no Sarau de "JANELAS"

Montamos uma cena baseada nas poesias de Cecília Meirelles e Fernando Pessoa. Apresentaremos em um sarau agora no dia 11 de outubro. Partimos do princípio de ter muito bom humor, delicadeza, lirismo e sonorizações. Utilizamos sons de conchas, instrumentos de sucata, entre outros.

"Janelas"
Cena com muita música, feminilidade e sonhos, que retrata a amizade e o amadurecimento de Carolina, Arabela, Maria e Amanda, quatro meninas/mulheres.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

NOVA FASE...

... estamos entrando em uma nova fase de trabalho. Vamos virar um grupo experimental de teatro, queremos fazer arte, nos tocar, nos modificar e assim sensibilizar nosso público, fazendo com que ele seja participante ativo de nossas cenas, fazendo tudo uma celebração ao teatro, a arte, e o mais importante a vida...

... experimental, por quê? Porque vamos experimentar, sim, sim, experimentar vários espaços cênicos (trens, praças, ruas, parques) e várias linguagens...


Estamos empolgadas para o início de processo, merda a todos nós.


"A arte deve antes de tudo e em primeiro lugar embelezar a vida".
Nietzche

Campanha do Agasalho 2 (FOTOS)

Mais uma intervenção cênica em uma empresa, para a Campanha do Agasalho, eis as fotos:



quinta-feira, 31 de julho de 2008

"Cês In Cena" também foi visitar os velhinhos no "Asilo São Vicente de Paula"

Pensy, Florly e o simpático Sr. Gonçalo

Ai gente esse dia foi mágico! Todos os "senhorzinhos" ficaram encantados com a nossa presença! E a gente? Nem preciso falar neh...

Eles são extremamente carentes também, adoram conversar e contar suas histórias de vida e mostrar suas habilidades, uns fofos!


Mas não tem muito o que contar, só visitando pra entender... Nesse dia foi também um coral, dançamos muito com o Sr. Dorvalino rs...

"Florly e Sr. Dorvalino dançando ---->

É isso pessoal... Vou deixar o endereço pra quem quizer visitá-los ou fazer doações e ter essa ótima experiência de vida!

Convidado especial: Anderson -
"Cavaquinho Gianechini"


Visita ao Orfanato Pequeno Leão...

Esse dia foi interessante, porém um tanto quanto triste e preocupante...

De inicio, fizemos nossos "clowns" mas em estilo caipira rs... Preparamos brincadeiras, combinamos fazer uma espécie de gincana, já que as crianças no geral adoram suar e gastar muita energia... Mas esse tipo de brincadeira não rolou muito... Contudo, foi uma grande experiência pro "Cês In Cena" pois percebemos que cada público reage de uma forma diferente... Nesse orfanato por exemplo, as crianças precisavam mais de carinho e atenção do que de brincadeiras.

Foi um dia gostoso, mas sentimos que nossa crianças estão muito revoltadas e carentes de amor. E é triste saber que esse foi só um caso, quantas crinças não estão na mesma situação ou pior...O bom e que pelo menos por um dia ela desfrutaram de goloseimas que a Mondial levou e receberam muito carinho!

Campanha do Agasalho (2º Parte)

Fizemos a segunda parte da Campanha do Agasalho, desta vez mudamos a intervenção, fomos todas como senhoras de idade pois o enfoque maior era asilos. Foi muito legal, fizemos umas senhoras meio revoltadas com a situação nos asilos e inventamos até um grito de guerra: "Doe uma manta, sua vó é uma santa"!!!!! As pessoas acharam muita graça, nós com muito humor falamos que estávamos precisando de produtos de higiene pessoal, agasalhos e comida, a recepção foi até que calorosa com a senhoras.

Campanha do Agasalho

Ainda na empresa Mondial, fizemos a Campanha do Agasalho. Nossa proposta era chocar os analistas, então lançamos a proposta de ter dois mendigos, mãe e filho, uma senhora de idade, uma pessoa bem rica e esnobe e um policial.

Os mendigo chegaria pedindo comida e agasalho para as pessoas, a senhora de idade também pediria agasalho para as pessoas e entregando o folheto da campanha, a moça rica chegaria para humilhar a senhora de idade que estava representando a avó dela e a policial chegaria pra controlar a situação que os mendigos estavam causando.

Foi interessante ver a reação das pessoas, muitas acreditaram que eram mendigos de verdade e se assustaram ao ver toda a situação da intervenção, outros nem davam atenção e outros riam e debochavam dos personagens, foi uma grande experiência, esperamos que de alguma forma eles possam ter refletido sobre a situação em que muitos brasileiros se encontram hoje em dia.


Evoluindo...

Só para constar nos autos, estamos evoluindo, ebaaaaaa. Em alguns trabalhos anteriores não tinhamos como tirar fotos das intervenções que fazíamos, muitos momentos foram perdidos, mas agora temos várias fotos para colocar em nosso blog de divulgação do nosso trabalho, então a partir de agora sempre postaremos novas fotos.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Dia do Analista

Trabalhamos também na empresa Mondial de São Bernardo do Campo.
Fizemos uma homenagem ao analista (operador de telemarketing, telefonista pra quem não entende, rs) no Dia do Analista. Nos vestimos como analistas e fizemos intervenções dentro das plataformas dos analistas no expediente de trabalho deles. Foi bem interessante.

Da esquerda pra direita: Tatiane Vaz, Mayara Cristina, Samara Montalvão, Bruna Bertossi e Fabiana Louro


Pastoral

Nosso primeiro trabalho foi na Pastoral de São Bernardo do Campo.

Fomos de clown no dia em que as crianças vão nessa sede da pastoral pesar e receber um suplemento alimentar (uma vitamina), porque muitas crianças estão a baixo do peso, desnutridas. Nesse dia rola um almoço também para as crianças e as mães.

Foi um dia muito legal e produtivo, as crianças nos receberam súper bem, conseguimos brincar bastante, cantar, dançar, foi bem divertido.

Só conseguimos tirar uma foto na sala a onde nos trocamos porque não tinha ninguém disponível para tirar fotos pra nós (todos estavam trabalhando na pastoral), então tiramos de nossa situação após o trabalho. Estávamos tirando a maquiagem.
Cansadas, porém felizes

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Grupo de teatro empresa

Olá

São 5 as integrantes do nosso grupo. Bruna Bertossi, Fabiana Louro, Mayara Cristina, Samara Montalvão e Tatiane Vaz.

Estamos em formação de teatro pela escola de artes Fundação das Artes de São Caetano do Sul.

Nosso grupo já fez trabalhos em pastorais, orfanatos, asilos e empresas (ja fizemos trabalho voluntário e remunerado, depende da proposta da instituição).

Temos comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=60764561

Participem e conheçam mais o nosso trabalho.